Rio – O cantor Gilberto Gil, de 81 anos, ganhou uma estátua em sua homenagem na orla de Copacabana, na Zona Sul. O monumento fica em frente ao Quiosque Areia MPB, localizado entre os Postos 2 e 3 da Avenida Atlântica. O baiano, que é imortal da Academia Brasileira de Letras, foi representado sentado em um banco ao lado de um violão. Segundo o jornal O Globo, a obra é feita em fibra de vidro e foi encomendada ao artista paraense Francisco Costa.
A estátua busca capturar a essência e o legado musical de Gil, proporcionando um espaço de contemplação para moradores e visitantes de Copacabana.
O QUE É FIBRA DE VIDRO?
É um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro que não são rígidos e são altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, “Polímetro Reforçado com Fibra de Vidro”.
As fibras são cortadas e distribuídas de maneira uniforme e aleatória, originando no plano das mantas, costuradas com um núcleo de polipropileno que facilita a passagem da resina e a formação do vácuo, formando laminados com propriedades isotrópicas. Este produto foi desenvolvido para ser usado como reforço para peças que são fabricadas no processo de RTM ou RTM Light.
BENEFÍCIOS
– Compatível com resinas poliéster, viniléster e epóxi;
– Rápida molhagem;
– Aumento de produtividade;
– Baixa marcação no gelcoat;
– Menor liberação de penugem.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_de_vidro
Foto: Divulgação