Pesquisar
Close this search box.

Cientistas chineses criaram bambu transparente – uma alternativa à prova de fogo e à prova d’água ao vidro

Os cientistas aprenderam há muito tempo como tornar a madeira transparente dissolvendo a lignina nas fibras da madeira e substituindo-a por plexiglass ou resina epóxi. Isto produz um material de construção com propriedades interessantes que pode substituir o vidro em determinadas estruturas. Mas a madeira é um material bastante valioso e procurado, mesmo sem uma modificação tão astuta, e os cientistas chineses decidiram substituí-la pelo bambu, porque cresce muito mais rápido.

Fonte da imagem: Pesquisa

O problema foi resolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Central Sul de Silvicultura e Tecnologia (CSUFT), na China. Como o bambu é essencialmente madeira, os cientistas usaram a mesma abordagem para torná-lo transparente como acontece com a madeira normal. Eles primeiro dissolveram a lignina e depois trataram sucessivamente o material com uma série de soluções.

Para tornar o bambu transparente, ele foi tratado com silicato de sódio inorgânico líquido (vidro líquido). Em seguida, o material recebeu propriedades repelentes à água. O resultado foi uma espécie de material transparente de três camadas, sendo a camada superior representada por silano (compostos de silício-hidrogênio), a camada intermediária por dióxido de silício e a camada inferior por vidro líquido. O material resultante tem transmitância de luz de 71,6%, é resistente ao fogo, repelente à água e é caracterizado por um módulo de cisalhamento de 7,6 GPa (resistência à deformação por cisalhamento), bem como um módulo de elasticidade (módulo de Young) de 6,7 GPa.

Além disso, o bambu transmissor de luz demonstrou ser eficaz como substrato para um painel solar de perovskita, aumentando a sua eficiência em 15,29%. Ao mesmo tempo, serviu de proteção para a célula, que é extremamente sensível ao nível de umidade ambiental. Em pesquisas futuras, disseram os cientistas, eles criarão um processo para produção em massa de bambu transparente e produtos feitos a partir dele, como telhados e paredes transparentes.

Fonte: https://avalanchenoticias.com.br/na-vanguarda-da-ciencia/cientistas-chineses-criaram-bambu-transparente-uma-alternativa-a-prova-de-fogo-e-a-prova-dagua-ao-vidro/

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Você já imaginou criar uma peça única e personalizada para a sua cozinha? No programa Chega Mais, exibido pela SBT…
Prós e Contras de Piscinas de Fibra de Vidro

Prós e Contras de Piscinas de Fibra de Vidro

As piscinas de fibra de vidro são uma escolha popular entre os proprietários devido a várias vantagens, mas como qualquer…
Resinas Epóxi da Redelease: A Escolha Ideal para Pisos Industriais

Resinas Epóxi da Redelease: A Escolha Ideal para Pisos Industriais

As resinas epóxi distribuídas pela Redelease têm se destacado no mercado de pisos industriais devido a suas propriedades superiores de…