Pesquisar
Close this search box.

Antonio Carvalho, o grande mestre dos compósitos

Recebemos no Redelease Podcast um dos maiores especialistas mundiais em compósitos, Antonio Carvalho, que esteve ao lado de Clóvis Sakamoto no episódio 108.  

Anontio compartilhou um pouco da sua trajetória com a gente sobre as matérias-primas, processos e aplicações de elevada performance.  Entre os assuntos tratados, relatou também um pouco do legado deixado pelo seu trabalho sendo um grande visionário e empreendedor no mercado.

Perdeu esse podcast?! Confira

Quem é Antonio Carlos?

Antônio Carvalho Filho, a partir de 1971 ao entrar para este mercado resolveu entender e explicar o porquê dos compósitos. Trabalhando nos fabricantes de fibra de vidro e resina, dando assistência aos fabricantes de equipamentos em compósitos, vendo o nível de desconhecimento resolveu trabalhar para divulgar os conhecimentos de uma maneira clara e precisa. Iniciou escrevendo algumas apostilhas, preparando textos básicos para as comissões da ABNT elaborarem as primeiras normas técnicas sobre o assunto.

Sempre estudando muito, participando ativamente dos Congressos internacionais, devorando os anais destes e mais toda a literatura técnica relevante, em 1992 escreveu seu primeiro livro “FIBERGLASS X CORROSÃO”, o primeiro em língua Portuguesa lançado no Brasil, que logo passou a ser a bíblia para a indústria brasileira de compósitos; Ainda nesta época lançou mais algumas publicações, entre elas o livro “CURA E PÓS CURA” que trata das resinas poliéster.

Continuou estudando o comportamento dos compósitos, participando ativa e brilhantemente de comissões internacionais da ISO, propondo inovações e discutindo-as e provando-as diante dos “figurões “internacionais.

No final de 2007 lançou o Livro “TOSFAC” cujo nome são as iniciais de “Total Strain Failure Criterion”, onde explica detalhadamente a utilização dos alongamentos totais na análise e dimensionamento de estruturas, que permitiu a solução de problemas até o momento intratáveis pelos métodos clássicos.

Em 2012 presenteou a comunidade Latino Americana de Compósitos com o que considero o melhor livro já escrito sobre o assunto para os projetistas industriais “COMPÓSITOS PARA USO INDUSTRIAL”; onde trata de uma maneira mais didática os critérios apresentados no “TOSFAC” e facilita a vida dos engenheiros definindo as lâminas e laminados padrão mais utilizados industrialmente, apresenta o critério dos “umbrais” que traz a segurança nos dimensionamentos estruturais.

A partir dai passou a preocupar-se com a durabilidade dos compósitos estudando profundamente o assunto até finalmente em 2018 lançar a sua obra principal “DURABILITY OF INDUSTRIAL COMPOSITES” onde determina mostra e explica as 8 causas de falha dos compósitos e pela primeira vez; Reafirma o conceito dos umbrais de falha e finalmente mostra como conhecer a durabilidade de equipamentos em compósitos.

Referências: (9) O Grande Mestre dos Compósitos | LinkedIn

Foto: Comunicação Redelease

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Você já imaginou criar uma peça única e personalizada para a sua cozinha? No programa Chega Mais, exibido pela SBT…
Prós e Contras de Piscinas de Fibra de Vidro

Prós e Contras de Piscinas de Fibra de Vidro

As piscinas de fibra de vidro são uma escolha popular entre os proprietários devido a várias vantagens, mas como qualquer…
Resinas Epóxi da Redelease: A Escolha Ideal para Pisos Industriais

Resinas Epóxi da Redelease: A Escolha Ideal para Pisos Industriais

As resinas epóxi distribuídas pela Redelease têm se destacado no mercado de pisos industriais devido a suas propriedades superiores de…