Na década de 1950, a Škoda desenvolveu um protótipo de dois lugares capaz de competir com esportivos vindos da Itália, Reino Unido e Alemanha: o Škoda 1100 OHC.
Produzido em 1957, o modelo teve apenas duas unidades fabricadas. Leve, veloz e com um design focado em desempenho, o carro atingia até 200 km/h, demonstrando grande potencial nas pistas.
Diferente dos modelos anteriores, como o Škoda Sport e o Supersport, o 1100 OHC foi concebido como um verdadeiro carro de corrida. Media 3,88 metros de comprimento, 1,43 metro de largura e apenas 96,4 centímetros de altura, pesando somente 550 quilos. Sua carroceria era feita em fibra de vidro reforçada com plástico, característica inovadora para a época.
Em 1959, a marca checa produziu também duas versões coupé, dessa vez com carroceria em alumínio.
Hoje, dos quatro exemplares originais, ambos os roadsters seguem em pleno funcionamento: um está exposto no museu da Škoda, em Mladá Boleslav, e o outro pertence ao importador da marca no Reino Unido, participando de eventos de clássicos. Já os coupés sofreram acidentes nas estradas, mas um deles passa por um processo de restauração no museu da fabricante.

Via: https://www.jornaldosclassicos.com/2025/07/18/skoda-1100-ohc-um-corredor-dos-anos-50-que-chegava-aos-200-km-h/ – adaptado.
Fotos: Internet