Porsche 910 de Niki Lauda vai a leilão: primeiro exemplar restaurado com motor original de seis cilindros boxer

Desenvolvido no meio da década de 1960 para substituir o Porsche 906, o modelo 910 trouxe uma série de inovações, incluindo um chassi tubular mais leve e compacto, que garantiu maior estabilidade. Com jantes de 13 polegadas em magnésio e uma porca de aperto central inspirada na Fórmula 1, o Porsche 910 fez sua estreia em 1966. Disponível em versões com motor seis cilindros boxer (variando de 197 a 266 cv) ou oito cilindros boxer (com 271 cv), o carro teve como principal rival o Ferrari Dino 206 P. Uma de suas maiores conquistas foi a vitória no pódio em 1967, nos 1000 km de Nürburgring, garantindo à Porsche sua primeira vitória geral no World Sportscar Championship desde 1960. Embora tenha sido substituído pelo modelo 907 no mesmo ano, o 910 continuou ativo até 1968, com a versão 910/8 Bergspyder dominando o Campeonato Europeu de Rampas por dois anos consecutivos. No total, apenas 29 unidades foram produzidas.

Em 1966, foram fabricadas 12 unidades do 910, das quais apenas seis permanecem em condições de rodar nas ruas. Agora, o primeiro exemplar produzido, com o número de chassis 910-001, será leiloado. Este carro, que passou por um rigoroso processo de restauração, foi pilotado por grandes nomes do automobilismo, incluindo Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1969, durante os 1000 km de Osterreichring. O modelo também foi conduzido por Hans Hermann nas Italian Hill Climb e por Rolf Stommelen.

A carroçaria em fibra de vidro foi restaurada para garantir a originalidade, e o interior foi mantido fiel ao design da época. O motor Type 771, um seis cilindros boxer de 2.0 litros, é o de origem e oferece uma velocidade máxima de 280 km/h. Este motor com injeção de combustível é um dos 14 produzidos especificamente para o 910, e permanece praticamente inalterado desde a fábrica. Entre os componentes destacados, estão a caixa em magnésio, cames com lubrificação central, bomba de linha MFI, distribuição Magneti Marelli e aceleradores deslizantes. A caixa manual de cinco marchas, retirada do Porsche 911, também é original.

Além de sua raridade, o carro vem acompanhado de documentação histórica, incluindo fotos com Ferry Porsche e Ferdinand Piech ao lado do veículo, imagens do processo de restauração e registros completos de todos os proprietários. O 910 está homologado pela FIA e pela FIA Historical, o que aumenta seu valor no mercado de colecionadores.

O leilão ocorrerá no dia 18 de janeiro, através da Mecum, e embora não haja uma estimativa oficial, espera-se que o Porsche 910-001 seja arrematado por mais de 10 milhões de euros.

Via: https://auto-drive.pt/2024/12/26/porsche-910-de-niki-lauda-vai-a-leilao/ – adaptado.

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Lâmpada refletor luz negra profissional LED/UV 18W: Potência e recisão para cura UV

Lâmpada refletor luz negra profissional LED/UV 18W: Potência e recisão para cura UV

Se você trabalha com resina de cura UV, efeitos visuais ou aplicações profissionais que exigem luz ultravioleta de alta performance,…
Arte em resina como ferramenta de preservação da cultura caiçara no litoral do Paraná

Arte em resina como ferramenta de preservação da cultura caiçara no litoral do Paraná

No litoral do Paraná, a arte tem se mostrado uma importante aliada na valorização da cultura caiçara. Esse é o…
Iberê constrói veleiro usando resina epóxi Redelease 2004

Iberê constrói veleiro usando resina epóxi Redelease 2004

O criador de conteúdo Iberê, conhecido por seus projetos técnicos e desafios de engenharia, está construindo um veleiro do zero,…